Construções Históricas: Santuário São Judas Tadeu

Daniel S.A
3 minute read
0

O elemento central da foto é o Santuário São Judas Tadeu, com uma fachada imponente e uma cruz no topo. Uma estátua de um santo adorna a fachada principal.

Você sabia que um dos marcos religiosos mais importantes de São Paulo é também um exemplo de arquitetura e fé? Vamos explorar a história do Santuário São Judas Tadeu, um lugar que preserva tradições desde 1940.


Nasce a Paróquia São Judas Tadeu

A Paróquia São Judas Tadeu foi fundada em 25 de janeiro de 1940, sob a liderança do Arcebispo Dom José Gaspar de Affonseca e Silva.


Conforme relatos, um simples salão na extinta Avenida Felício Fagundes foi alugado e transformado em capela, onde eram realizadas missas e outros sacramentos.


Em 17 de março de 1940, o Padre João Buescher, o primeiro pároco, buscou um terreno adequado e, com o apoio da comunidade, construiu a primeira igreja provisória para substituir a capela improvisada.


Alguns meses depois, no dia 28 de outubro, aconteceu a primeira festa para o Santo Padroeiro.


Em 1941, a festa a São Judas passou a acontecer a cada mês, no dia 28 Inclusive já participei desta cerimonia no ano passado e sim, esta tradição continua até os dias de hoje.


Finalmente em 1941, começou de fato a construção da igreja provisória e apenas em 1944 foi inaugurada a tão famosa igreja antiga que está muito bem preservada até hoje.  


A Construção da Igreja Nova

Em 1963, com o aumento dos devotos, fazendo crescer o movimento religioso na região, trouxe a necessidade de construir uma igreja maior para atender o público, em geral.


Dito isso, em janeiro deste mesmo ano, sacerdotes, paroquianos e devotos iniciaram a construção dessa igreja nova.


No interior do Santuário São Judas Tadeu, uma imagem de Jesus Cristo pregado na cruz se destaca em uma parede de fundo, enquanto algumas pessoas participam de uma missa.


Santuário São Judas Tadeu

No dia 18 de dezembro de 1997, foi publicado o decreto de Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo na época, elevando a Igreja de São Judas Tadeu Apostolo à categoria de Santuário.


De acordo com informações do site oficial do Santuário, a arquitetura da igreja impressiona pela harmonia de seu design, com linhas sóbrias que naturalmente conduzem os fiéis ao ponto central de qualquer templo: o altar, símbolo do sacrifício de Jesus Cristo.


Assim, cada devoto vive uma experiência mais profunda de comunhão, tanto com Deus quanto com os irmãos, na celebração da Eucaristia.


Curiosidades

✟Na época que a igreja foi construída, São Judas Tadeu era um santo desconhecido, então o Padre João Buescher começou a divulgar a história do santo para a comunidade.


✟Ele mandou fazer muitos impressos com a imagem e a oração do santo e distribuía-os, pessoalmente, nos pontos de ônibus, nos bondes, na Praça da Sé e nas visitas às famílias dos bairros centrais.


✟Na época da criação da paróquia São Judas Tadeu não havia uma imagem, então o Padre João Buescher mandou esculpir uma em madeira, mas o escultor ficou doente e, com a festa do padroeiro estava próxima, a imagem acabou sendo fundida em gesso e esta acabou se tornando a imagem oficial da igreja.


A imagem mostra uma estátua de São Judas Tadeu dentro de uma igreja. O santo está vestido com uma túnica verde e um manto vermelho, segurando um cajado em uma mão e um livro na outra.


Conclusão

O Santuário São Judas Tadeu é muito especial para mim, pois fui batizado aqui nos anos 90, quando eu era pequeno e frequento esse lugar desde então e realmente tem um ambiente muito acolhedor e fraterno.


A arquitetura e as imagens dos santos de ambas as igrejas são muito bem preservadas mesmo depois de tanto tempo.


O único ponto negativo na minha opinião é a localização da própria igreja. Apesar dos desafios sociais enfrentados pela região, o santuário continua sendo um local de acolhimento e devoção.


Links Importantes

⏩Acessem o site do Santuário São Judas Tadeu Com certeza me ajudou demais nesta postagem!


⏩Algumas informações também foram retiradas do site da Arquidiocese de São Paulo.


Vamos falar sobre a tradicional quermesse da obra social São Judas Tadeu que está sendo preparada com muito carinho para receber o público, com programação especial em todos os sábados do mês de junho. Clique aqui para mais informações!


cartaz colorido e festivo, anunciando uma festa junina em homenagem a São Judas Tadeu. O design é vibrante e chamativo, utilizando elementos típicos das festas juninas, como bandeirinhas, fogueira e sanfona.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)